Normas Regulamentadoras de Segurança

Regulamentação das Normas

Anúncios

Este é nosso primeiro artigo de longa escrita, tivemos um artigo de boas vindas antes deste que você pode encontrá-lo na área de blog do site, como também na página inicial. Espero que esteja confortável e seguro ai onde está sentando ou de pé agora lendo este artigo, pois vamos entrar em um assunto de grande importância no mundo da segurança do trabalho. Se você já tem conhecimento sobre, recomendo a leitura para a fixação de seus entendimentos no assunto de regulamentação de normas de segurança do trabalho.

Normas estão sempre presente em nossa sociedade.

O que é uma norma regulamentadora? Vamos começar respondendo essa simples pergunta, que pode não ser tão fácil para todos, então mais uma vez, se você já tem conhecimento, lhe peço que continue a leitura, talvez você possa ser surpreendido com termos e conceitos novos que não estão no seu dicionário mental de palavras da área de segurança do trabalho, então continue comigo, vamos lá, não desanime e sem preguiça, pois preguiça nos leva a situações de riscos, que nos leva a sofrer um acidente de trabalho! e é isso que queremos evitar. Uma norma regulamentadora(NR) é um conjunto de regras direcionadas para um sujeito, que no caso da segurança do trabalho, é o trabalhador, o empregador, os fornecedores se equipamentos de proteção(Equipamento de Proteção Individual ou também chamados pelos profissionais na área da segurança do trabalho de EPI). As normas regulamentadoras que dizem o que deve ou não ser feito para resguardar a vida da maneira mais segura possível, um exemplo, seria as diretrizes que dizem como deve ser a manipulação de um equipamento de segurança para trabalho em altura. Sendo assim, elas são extremantes necessárias, e sem elas tudo acabaria sendo uma confusão, sem padronização e levando a um ambiente de trabalho mais inseguro para os funcionários e todos relacionados aquele local de trabalho.

Existem atualmente trinta e seis normas regulamentadoras, não foi sempre assim, antigamente, quando foram criadas as primeiras, eram apenas vinte e oito normas, e com o tempo a segurança do trabalho foi ganhando seu espaço, e as normas sendo aperfeiçoadas para uma maior preservação da vida do trabalhador, até que chegamos no número de 36 normas, como é atualmente.

NR – Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho.

As normas regulamentadoras da segurança do trabalho estão lutando pelo trabalhador, assim como a própria segurança do trabalho faz. Pois esse é seu objetivo, desde as primeiras lutas na época da revolução industrial, os trabalhadores, sindicatos e pessoas no âmbito do trabalho estão unindo seus esforços para trazerem uma segurança e saúde maior aos funcionários, que antes eram explorados pelas industrias, muitas vezes trabalhando em situações precárias e inseguras.

Então, agora que conhece mais sobre as normas regulamentadoras, quando ouvir falar de segurança do trabalho, normas de segurança, ou normas regulamentadoras(NRs), lembre-se deste artigo, e compartilhe com seus amigos quais estão batendo um papo sobre o assunto, passe o conhecimento aqui aprendido para ele e para seus familiares, pois é de interesse de todos quando o assunto é segurança, não devemos ignorá-la.

O artigo vai ficando por aqui, e gostaria de dizer que estou tendo muito prazer em escrever para vocês neste site, e espero poder ajudar a todos a entender mais sobre a segurança do trabalho. Deixarei um vídeo aqui abaixo sobre as normas de segurança do trabalho(normas regulamentadoras, NRs), não deixe de assisti-lo e busque relacionar o conhecimento que adquiriu lendo este artigo aqui com o que o vídeo irá lhe dizer, perceba como as normas são não só obrigatórias, porém também importantes e necessárias para manter a saúde do trabalhador, a empresa produtiva para o empregador, e os equipamentos de qualidade para todos os que forem utilizá-los. Até a próxima.

 

Anúncios

Anúncios